Carregando...

A Razão do blog existir

A Razão do blog existir

Criei este blog sobre  gestão de produção para dividir com vocês  (diretores, gerentes e supervisores) o meu conhecimento e, principalmente, minhas experiências.

Minha jornada profissional de mais de 25 anos em posições de gestão me colocou frente a frente com desafios de diferentes naturezas. Assim, colecionei uma série de experiencias que, independente de ter sido boas ou ruins, tem o seu valor e fazem parte da minha história de vida. Se quiser saber mais sobre mim leia a página “Quem é Alexandro Moura?”

Usem os posts como fontes de insights que os ajudem nos desafios diários da gestão e tornem sua vida profissional mais fácil (ou menos difícil).

Quando coloquei a mão na massa para desenvolver este blog algumas questões surgiram de imediato:

  • Que assuntos serão tratados nos posts.
  • Quem são os gestores e gestoras para quem estou escrevendo.
  • Os posts tem que ser fonte de prazer para quem escreve e para os diretores, gerentes e supervisores que os leem.

Gestão de produção – Sobre o que são os posts

Os posts são sobre Gestão de Produção, que é tudo o que acontece dentro de uma unidade operacional, especialmente as unidades industrias. Assim, estamos falando de:

  • Operação;
  • Manutenção;
  • Gestão de pessoas;
  • Segurança e saúde;
  • Meio ambiente, e
  • Gestão econômica, só para citar algumas.

Lidar com estás várias áreas simultaneamente e com suas demandas de diferentes naturezas e muitas vezes conflitantes certamente é desafiador.

Gestores e gestoras para quem estou escrevendo

É para você que é diretor, gerente ou supervisor de uma unidade operacional e que trabalha diretamente com a produção que escrevo os posts. Aproveito para  perguntar: Quem de vocês já não teve de lidar  com alguma das dificuldades abaixo?

  1. Como reduzir os custos de produção de maneira sustentada?
  2. Como trabalhar com  a cultura da empresa?
  3. Como evitar que os processos gerencias se tornem inutilmente sofisticados (algumas vezes por modismos gerenciais)?
  4. Como fazer o uso adequado de indicadores de desempenho?
  5. Como eliminar problemas crônicos (na operação ou manutenção por exemplo)?
  6. Como localizar os gargalos na produção?
  7. Como elaborar e executar planos para gestão e controle de riscos?
  8. Como priorizar as demandas, muitas vezes conflitantes?
  9. Como gerir a equipe ou gerir as condições de segurança e saúde dela?
  10. Como determinar a causa fundamental de um problema crônico?

Vamos conversar sobre estas questões e outras, sempre falando de ferramentas e técnicas podemos usar para lidar com elas.

Vocês também vão encontrar aqui dicas sobre como as equipes podem fazer bom uso destas ferramentas e sobre situações em que o mau uso delas pode nos atrapalhar.

Os posts devem ser fonte de prazer

Desenvolver este blog tem de ser fonte de prazer para mim e os leitores. Assim estabeleci algumas diretrizes:

  • Não vamos complicar – Os posts serão objetivos e descomplicados nas suas abordagens e também usarão linguagem simples.
  • Não vamos esgotar os assuntos – Os posts serão consistente no assunto que tratam, mas nunca irão esgotar este assunto. Aliás, isto seria muito pretensão minha se considerarmos os desenvolvimentos contínuos e acelerados pelos quais a gestão (de uma maneira geral) passa.
  • Abordagens teóricas e práticas – Os assuntos serão abordados de maneira teórica e prática. Vamos demonstrar como estes dois lados da mesma moeda se combinam e vamos usar exemplos, exemplos de acertos e de erros.

Nos exemplos, quando possível, vou usar situação que vivi ou fui testemunha. Os exemplos de coisas erradas, principalmente, podem parecer muito simples para alguns leitores. Se vocês já leram alguns dos posts, eu pergunto: Já tiveram esta impressão? O que posso falar? Estas coisas realmente acontecem, principalmente quando esquecemos do bom senso e do óbvio!

  • Abordagens não acadêmicas – Definitivamente os posts não terão uma abordagem acadêmica. Porém, se for interessante para desenvolvermos o assunto, fontes acadêmicas e clássicas podem ser citadas.

Agora vamos falar sobre o principal princípio deste blog.

Vamos nos divertir

Vamos nos dar a oportunidade de acharmos graça de modismos gerenciais do passado que hoje parecem sem sentido.

Se você já tem alguns anos de estrada, eu te pergunto: Quanta coisa você fez no passado e hoje acha sem sentido? Assim, vamos achar graça disso para nos lembrarmos de fazer diferente e melhor da próxima vez.

Vamos também achar graça dos nossos erros (todos cometemos erros e não vamos morrer por isso). Rir de nós mesmo e dos nossos erros é uma virtude, torna nossa vida mais leve e produtiva.

Lembrem-se que errar faz parte da nossa jornada de vida e é uma fonte de aprendizado muito poderosa.

Agora estamos prontos para começar. Leiam os posts, usem os insigths, tornem seu dia-a-dia profissional mais fácil e tornem suas jornadas de vida (profissional) mais divertidas e interessantes.