Carregando...

Quem é Alexandro Moura?

Quem é Alexandro Moura? A pessoa e o profissional

Imagino que você já leu alguns dos meus posts e quis saber mais sobre mim.

Sou um profissional que trabalha no setor de mineração, e em outros similares, há mais de 25 anos. A maior parte deste tempo em posições de gestão, principalmente a frente da produção ou de unidades operacionais inteiras.

Cedo na minha carreira desenvolvi interesse por gestão, o que me motivou a buscar conhecimentos mais generalista e adequados as posições de gestão.

Minha jornada profissional me colocou frente a frente com um desafios de diferentes naturezas, todos ligados a gestão. Assim, ao longo da minha vida profissional, colecionei uma série de experiencias que, independente de ter sido boas ou ruins, tem o seu valor e fazem parte da minha história de vida.

Criei o blog para dividir com vocês o meu conhecimento e, principalmente, minhas experiências pessoais em gestão. Leia mais sobre isto na página “A Razão do blog existir“.

É importante falar que os posts trarão uma série de exemplos, muitos dos quais vivi ou fui testemunha. Os exemplos de coisas erradas, principalmente, podem parecer muito simples para alguns leitores. Se vocês já leram alguns dos posts, eu pergunto: Já tiveram esta impressão? O que posso falar? Estas coisas realmente acontecem, principalmente quando esquecemos do bom senso e do óbvio!

Usem os posts como fontes de insights que os auxiliem nos desafios diários da gestão.

Minha formação

Nascido no Rio Grande do Sul, casado e com dois filhos. Atualmente resido em Belo Horizonte, Minas Gerais.Quem é Alexandro Moura?

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Gestão Estratégica pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Pitágoras.

Certificado como Project Management Professional pelo PMI (Project Management Institute).

Onde trabalhei

Foram diversas as empresas em que trabalhei.  Esta diversidade de empresas, e consequentemente de culturas, é caracterizada pela diversidade de porte (pequenas, médias e grandes), pela diversidade de origem (nacionais e estrangeiras) bem como pela diversidade de sua localização. Trabalhei nas Regiões Centro-oeste, Sudeste, Sul e, principalmente, Norte do Brasil.

Isto me propiciou diferentes experiências profissionais que consolidaram a visão crítica que tenho da gestão.

No que trabalhei

Estive a frente de áreas de produção (operação e manutenção) bem como de unidades operacionais (mais de uma simultaneamente) inteiras, fazendo a gestão de grandes equipes. Esta foi minha principal função ao longo dos mais de 25 anos de vida profissional.

Atuei em áreas de suporte a produção, tais como saúde e segurança, meio ambiente e relacionamento com comunidades.

Também atuei no desenvolvimento de projetos, principalmente na elaboração de estudos de viabilidade e na gestão de contratos de engenharia.

Se quiser saber mais sobre mim, veja meu perfil no Linkedin.